19 de abril de 2024 - 11:36 PM

Seu Jorge é condenado a pagar R$500 mil de indenização em processo judicial

 Seu Jorge é condenado a pagar R$500 mil de indenização em processo judicial

A família de Mário Lago (1911-2002) processou o cantor Seu Jorge após usar indevidamente a canção “Ai que saudade da Amélia” na música “Mania de Peitão”. O processo, que rola na Justiça desde 2007, chegou ao final e o artista terá de pagar R $500 mil aos filhos de Lago.

Em 2019, o cantor pagou o mesmo valor aos herdeiros de Mário Lago, pois a Justiça entendeu que Seu Jorge teria usado dois trechos da canção do poeta. A decisão ocorreu na última sexta (28), pela 29ª Vara Cível do Rio de Janeiro, então ainda há a possibilidade de caber recurso.

A sentença inicial foi anulada, em março deste ano, com a alegação de que os advogados de defesa foram substituídos no meio da ação, portanto, a defesa não pode ser apresentada.  Um novo processo foi aberto m primeira instância, 12 anos após o início de todo o processo. Nela, o artista confessou que usou o trecho sem permissão em duas estrofes da música, mas a gravadora de Seu Jorge alegou que houve firmamento no contrato com a Irmãos Vitale, editora que tem os direitos de Mário Lago.

“Lá atrás, ele resolveu fazer uma homenagem e temperamento um trecho. Foi feita uma homenagem, mas a música ‘Mania de Peitão’ existe independentemente da música de Mário Lago”, comentou a advogada do espólio de Mário Lago, Deborah  Sztajnberg. “Foi feita uma confusão no processo”, disse. “Tem uma versão da música sem a citação do Mário Lago. Como você tem duas músicas, duas versões diferentes, você tem dois registros”.

O acordo teria sido feito em 2006 e, na sentença, ““durante os anos de 2004 e 2006 a música ‘Mania de Peitão’ foi veiculada sem que os herdeiros de Mário Lago nada recebessem”. Na Justiça, Seu Jorge falou que os versos de Lago eram homenagens e que a canção “Amélia” não foi creditada porque a música foi incluída por um francês, Jerome Pigeon, que não se atentou ao fato. Ele ainda acrescentou que conversou com um dos filhos de Mário Lago, Mariozinho, e pediu desculpas, além de garantir o pagamento da metade dos direitos.