23 de abril de 2024 - 4:39 PM

Servidores do HGRS realizam protesto contra remoção de servidora pela Sesab

 Servidores do HGRS realizam protesto contra remoção de servidora pela Sesab

Após realizarem uma carreta saindo do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) em direção ao Centro Administrativo da Bahia (CAB), servidores da unidade hospitalar promovem um protesto no início da tarde desta terça-feira, 6, na sede da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). A manifestação é contra manutenção da empresa Sabore, responsável pela distribuição da alimentação para pacientes e funcionários, e pela readmissão da nutricionista Silvia Santos Pimentel na  na unidade hospitalar.

Sob anonimato, um funcionário do hospital, que participa da carreata, revelou que os alimentos têm chegado “em cima do horário da HGRS”, o que tem afetado “o tratamento de pacientes” e a “dinâmica de horário de trabalho” na instituição de saúde.

Medo

O medo do servidor é motivado pelo que classificam de “retaliação da Sesab” com quem “reclama do problema”. Ele cita o caso de remoção da nutricionista e ex-coordenadora do setor no Roberto Santos, Silvia Santos Pimentel, que denunciava as condições dos alimentos fornecidos pela Sabore que, segundo o servidor, já chegou a contar com “insetos entre eles”.

Outra servidora que falou ao BNews e que também pediu para não ser identificada reclamou da remoção da nutricionista Silvia, que definiu como uma “profissional exemplar” que era “muito querida por todos os servidores e pacientes”, para o Cedeba. A remoção da servidora consta no Diário Oficial do Estado (DOE).

A servidora denuncia uma falta de regularidade no fornecimento de alimentação enteral, aquela que é fornecida para o paciente através do uso de sonda. Para solucionar o problema, ela alega que servidores do Roberto Santos estão tendo que improvisar, oferecendo outros alimentos líquidos para não deixar pacientes sem alimentação.
Ação

A Ouvidora-Geral da Câmara Municipal e Diretora do SindSaúde, Aladilce Souza (PCdoB), acompanha o caso e revelou que o Sindisaúde entrou com uma representação no Ministério Público da Bahia na última segunda-feira, 5, cobrando respostas da Sesab sobre a decisão de remoção da nutricionista Silvia Santos Pimentel e o que está sendo feito em relação às denúncias dos servidores do hospital localizado no bairro do Cabula.   

O BNews procurou a Sabore e não conseguiu contato até o momento. A Sesab ficou de enviar uma nota. A matéria será atualizado tão logo receba as respostas da empresa e do órgão público.
 

Reprodução: BNews