19 de abril de 2024 - 6:56 PM

‘Segunda-feira é dia normal de trabalho no comércio’, diz presidente do Sindilojas

 ‘Segunda-feira é dia normal de trabalho no comércio’, diz presidente do Sindilojas

Paulo Mota relembra falta de acordo no dia 12, e afirma que legislação federal fixa Dia dos Comerciários no dia 30 de novembro

O presidente do Sindilojas, Paulo Mota, afirmou ao bahia.ba nesta quinta-feira que não há possibilidade de negociação para comemoração do Dia dos Comerciários no dia 19 próximo, seguindo a tradição. “Segunda-feira é uma dia normal no comércio lojista. Lei federal estabelece o Dia do Comerciário no dia 30 de outubro”.
Segundo Paulo Mota, em reunião de diretoria foi debatida uma possibilidade de proposta de trocar o dia 30 pelo dia 2 de novembro (Dia de Finados), mas a ideia não prosperou. Quanto à ideia de manter o feriado no dia 19 de outubro e se trabalhar no dia 2 de novembro, a negociação não foi debatida no âmbito do Sindilojas. Assim, nas lojas, segunda-feira haverá funcionamento, no dia 30 será celebrado o Dia dos Comerciários, e no Dia de Finados o setor fechará as portas, por ser feriado nacional.
O presidente da entidade acrescenta que o fato de os supermercados fecharem na próxima segunda-feira não altera a situação, por serem sindicatos diferentes. “Os 12 mil associados do Sindilojas estão autorizados a abrir no dia 19”.
A falta de acordo no dia 12 último (Dia das Crianças) voltou a ser citada por Paulo Mota, que não vê perspectivas de diálogo sobre a convenção coletiva dos comerciários neste ano. “A convenção coletiva deve ser debatida em março, que é a data-base”.

Reprodução: Bahia.Ba