26 de abril de 2024 - 9:10 PM

Projeção da ponte Salvador, Ilha de Itaparica.

 Projeção da ponte Salvador, Ilha de Itaparica.

Foi aprovada na Assembleia Legislativa da Bahia a criação do Fundo Garantidor do Aporte da Ponte Salvador-Itaparica.  Segundo a edição do Diário Oficial da Assembleia, na ultima terça-feira (12/01), o único voto contrário ao Projeto de Lei, foi do deputado estadual Hilton Coelho (Psol).

Com aprovação na segunda-feira (11/01), o Projeto determina que o Desenbahia_ Agência de Fomento do Estado da Bahia_ administre os valores. Já, a participação do Estado no fundo foi limitada a 750 milhões de Reais, em três parcelas de 250 milhões anuais, durante a construção da ponte.

O governo pretende aplicar um bilhão e meio de Reais no projeto que tem valor estimado de sete bilhões e 700 milhões de Reais.

A outra parte do investimento será realizada pela concessionária vencedora da licitação. De acordo com o projeto assinado no dia 12 de novembro pelo governador Rui Costa (PT), a Ponte Salvador-Itaparica terá 12,4km de extensão, sobre a Baía de Todos os Santos, ligando a capital à Vera Cruz, na BA-001.

A Parceria Público-Privada tem duração inicial de 35 anos, incluindo os cinco primeiros anos das obras.