26 de abril de 2024 - 8:05 PM

Presentes típicos do Dia dos Namorados estão 16,88% mais caros em Salvador, segundo Fecomércio-BA

 Presentes típicos do Dia dos Namorados estão 16,88% mais caros em Salvador, segundo Fecomércio-BA

Quem vai presentear a amada ou o amado no Dia dos Namorados este ano vai precisar desembolsar mais. É que os produtos tradicionalmente mais procurados nesta época estão com um aumento médio de preços de 16,88% em relação ao ano passado na Região Metropolitana de Salvador, segundo a Fecomércio-BA.

O levantamento foi feito com base nos dados do IPCA-15, do IBGE, que mede a inflação oficial do país. A variação desses itens foi superior à média da inflação geral da região, de 13,24%.

Os itens de vestuário apresentam os maiores aumentos em um ano. A calça comprida feminina teve alta de 45,31%, a mais elevada do levantamento, seguida da camiseta masculina (33,97%) e da blusa (31,94%).

“Na área de calçados e acessórios, as variações também são expressivas, de 23,12% para bolsas e 21,04% para sapato feminino. Quem deseja comprar uma sandália ou chinelo, por exemplo, vai ter que pagar em média 16,13% a mais do que há um ano”, afirma Guilherme Dietze, consultor econômico da Fecomércio-BA.

O setor de cosméticos, outro que está entre os mais procurados, também sofre com aumento de preços em um ano. Nesse caso, os artigos de maquiagem crescem em média 19,42% e os produtos para pele sobem 15,54%. Já os perfumes sobem menos que a inflação: 7,46%.

No caso das bijuterias, que também ficaram mais caras, houve uma média de aumento de 12,08% na Região Metropolitana. Por sua vez, os equipamentos eletroeletrônicos tiveram comportamentos diferentes: enquanto o preço médio do televisor subiu 20,09%, o do computador pessoal retraiu 5,93%.
Ainda segundo Dietze, o aumento dos preços se deve à forte recuperação da demanda e da elevação dos custos da produção. “Essa inflação interfere na dinâmica de consumo, levando o consumidor a optar por menos itens ou alternando para o setor de serviços, com um jantar, por exemplo. Portanto, mais uma data comemorativa do comércio sendo impactada por elevação dos preços e pressão no bolso dos consumidores”, completa.