24 de abril de 2024 - 1:54 PM

População respeita decreto e evita aglomerações na tradicional Lavagem de Itapoã

 População respeita decreto e evita aglomerações na tradicional Lavagem de Itapoã

Sem congestionamentos para acessar o bairro de Itapuã, em Salvador, nesta quinta-feira (04/02), dia que seria marcado pelas manifestações de fé durante a lavagem do bairro, deixa claro que a pandemia do novo coronavírus afetou mais uma festa popular da capital baiana.
Conforme divulgado pela Prefeitura ficou estabelecido a proibição de carreatas e venda da bebida alcoólica em estabelecimentos, além da circulação de ambulantes para evitar atrair público e coibir aglomerações. A mesma estratégia aconteceu também nas lavagens do Bonfim e festa de Iemanjá.

Agentes da Secretaria Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) com apoio da Guarda Municipal (GCM), estão no local para garantir que as medidas sejam respeitadas. Por ali, algumas baianas que fariam a lavagem da escadaria da Igreja de Nossa Senhora de Itapuã chegaram aos poucos sem se agrupar para realizar o ato simbólico de jogar perfume no templo religioso.

Até o momento, não houve autuação de lojas desrespeitando as regras. Circulação de carros e mobilidade urbana tem funcionamento normal no decorrer do dia.