20 de abril de 2024 - 4:17 AM

Polícia Federal faz busca apreensão na Bahia

 Polícia Federal faz busca apreensão na Bahia

São cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e um de prisão pela Polícia Federal nesta quinta-feira (04), na Operação Palha Grande.

Seis dos mandados de busca e apreensão são cumpridos em Santo Antônio de Jesus; e outros quatro em Sapeaçu, municípios do Recôncavo Baiano.

A ação tem parceria com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e investiga um esquema de fraude na previdência social, que seria liderado pelo chefe da Agência da Previdência em Sapeaçu. Ele teve a prisão preventiva decretada.

De acordo com a Polícia Federal, o prejuízo estimado aos cofres públicos, até o momento, passa dos R$ 2 milhões, relacionados a 132 benefícios fraudados. As investigações apontam que as fraudes envolveriam supostos segurados especiais rurais do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Um dos dois grupos beneficiados seria o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Santo Antônio de Jesus. Os investigados podem responder por organização criminosa; estelionato previdenciário; inserção de dados falsos em sistema informatizado; corrupção passiva; e corrupção ativa.

O nome da operação é uma referência ao nome do município onde aconteciam as fraudes, Sapeaçu.