24 de abril de 2024 - 1:53 AM

PF busca por falsos médicos que atuam na Bahia com diplomas falsos

 PF busca por falsos médicos que atuam na Bahia com diplomas falsos

Pessoas que apresentavam diplomas falsos de medicina para exercer a profissão de forma ilegal no Brasil foram alvos da Polícia Federal da cidade de Vitória da Conquista nesta terça-feira (17).

De acordo com o órgão federal, os diplomas falsificados eram emitidos em universidades estrangeiras e validados no país. Além disso, foi constatado também que alguns tentavam ingressar nas universidades brasileiras por meio do processo de transferência externa que era feito mediante a apresentação de currículos falsos emitidos em instituições de outros países.

Ainda de acordo com a PF, os médicos ou os candidatos pagavam um valor para conseguir a transferência externa e, depois, começavam a atuar nos municípios brasileiros, principalmente em postos de saúde e hospitais.

Na cidade de Jitaúna, por exemplo, 5 falsos médicos foram descobertos trabalhando no hospital municipal. Eles fugiram para outras cidades dos estados do Espírito Santo e Amazonas.

Nesta terça, foram cumpridos 2 mandados de prisão preventiva e um mandado de busca. Os falsos médicos responderão por uso de documento falso, exercício ilegal da medicina, peculato e associação criminosa.