29 de março de 2024 - 10:34 AM

Morreu nesta terça-feira o ex-governador Roberto Santos

 Morreu nesta terça-feira o ex-governador Roberto Santos

O ex-governador Roberto Santos, de 94 anos, faleceu na tarde desta terça-feira (9), em Salvador. A informação foi confirmada pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), instituição da qual ele foi reitor.

“Informo aos membros da comunidade Ufba que Dr. Roberto Santos, nosso ex-reitor e nosso grande amigo, acaba de falecer. A Ufba, mais uma vez, está de luto. Expresso aqui nossos sentimentos mais profundos”, informou o atual reitor, João Carlos Salles.

Ele estava internado há duas semanas para tratar problemas renais, e chegou a ser internado na UTI. Ainda não há informações sobre dia e local do sepultamento.

Roberto Figueira Santos era filho de outro ex-reitor, Edgar Rego Santos, com Carmen Figueira Santos. Natural de Salvador, ele se formou em Medicina na Ufba, obteve bolsa Fundação W. K. Kellogg que lhe permitiu viajar para os Estados Unidos onde, durante quase três anos frequentou Hospitais das Universidades de Cornell, Michigan e Harvard.

Além de completar a sua formação no campo da Clínica Médica, participou de pesquisas sobre o metabolismo hidromineral no Massachusetts General Hospital, sob a orientação do professor Alexander Leaf.

De volta a Salvador, passou a trabalhar em regime de dedicação exclusiva no Hospital das Clínicas da Universidade Federal da Bahia, hoje designado Hospital Universitário Professor Edgar Santos. Iniciou a carreira de magistério como assistente da 1ª Clínica Médica.