18 de abril de 2024 - 6:16 AM

Moradores do Uruguai usam moeda local que movimenta economia em tempos de crise

 Moradores do Uruguai usam moeda local que movimenta economia em tempos de crise

Antes da pandemia da Covid-19 começar e mudar o mundo como nós conhecemos, a esteticista Mariana Bonfim não sabia que dentro do próprio bairro, onde vive há 31 anos, existia um banco comunitário. A descoberta sobre o Banco Comunitário Santa Luzia foi bem-vinda, já que ela, que faz unha e cabelo, precisou de um empréstimo para comprar o material para trabalhar.
Localizado no bairro do Uruguai, na península itapagipana, em Salvador, o Banco Comunitário Santa Luzia é um empreendimento de moradores da região para incentivar o comércio e empreendedores locais. Para isso, até uma moeda foi criada, o Umoja.
O agente de crédito do banco, Tiago Muniz, explica que a iniciativa surgiu há quase 10 anos, em 2010, como uma forma de auxiliar as famílias para dar sustentabilidade às crianças da comunidade.

O banco comunitário do Uruguai é até reconhecido pelo Banco Central, que controla a emissão da moeda.
Atualmente, o Umoja já é aceito em 22 empreendimentos. Quem quiser utilizar a moeda pode comprar desde calçados e confecções, até alimentação e gás. “Partindo do princípio de que a moeda é local, faz com que os clientes entendam que têm importância para essa economia. Com a moeda local, alguém que comprava em outros comércios distantes, agora pode comprar dentro da própria região, ao invés de se deslocar para adquirir seus insumos” diz Tiago.

Reprodução: A Tarde on line