20 de abril de 2024 - 11:07 AM

Moradores denunciam descaso com vacinação para grupo com comorbidades em Lauro de Freitas

 Moradores denunciam descaso com vacinação para grupo com comorbidades em Lauro de Freitas

Os moradores de Lauro de Freitas, que tentaram se vacinar contra o Covid-19, nesta quinta-feira (17), alegam terem enfrentado dificuldade e descaso por parte do município no posto de vacinação da Unime. Ao BNews, pessoas com comorbidades e que teriam cadastro não conseguiram se imunizar.

“Desorganização total na vacinação em Lauro de Freitas na UNIME. Pessoas com nome no cadastro de comorbidade e quando chegam para vacinar eles dizem que não consta no cadastro que o site da prefeitura está dando problema”, disse uma denunciante.

Além disso, ressaltaram que a vacinação foi encerrada antes do horário estabelecido.

Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) de Lauro de Freitas informou que 80% das pessoas que procuraram o drive de vacinação na Unime nesta quinta-feira (17) não tinham realizado o cadastro no período determinado pela gestão para a categoria.

“Muitos educadores físicos não estavam com Cref ativo para Lauro de Freitas, e pessoas com comorbidades não tinham o relatório médico com orientação para serem vacinadas com a Pfizer. Das pessoas que fizeram algum questionamento, somente duas, que estavam cadastradas e com a documentação correta, o problema foi resolvido e elas foram vacinadas”, disse em nota enviada à reportagem.

A Sesa ainda alegou que algumas pessoas com comorbidades, que não estavam cadastradas e nem tinham o relatório com orientação para se vacinarem com a Pfizer, foram vacinadas com algumas doses residuais da vacina Oxford/Astrazeneca.

“Quando acabaram as doses residuais, as pessoas que não foram vacinadas foram orientadas a procurarem os drives, nos dias indicados pela Prefeitura, para receberem a dose do imunizante. A vacinação para as pessoas que estavam cadastradas e com a documentação correta, foi encerrada no horário divulgado anteriormente, às 13h”, completou.