19 de abril de 2024 - 3:13 PM

Mais uma vez, Bahia amanhece com 300 pacientes esperando vagas em leitos de Covid

 Mais uma vez, Bahia amanhece com 300 pacientes esperando vagas em leitos de Covid

Pelo segundo dia consecutivo a Bahia amanhece com o número elevado de pacientes de Covid-19 esperando por uma vaga em um leito exclusivo para o tratamento da doença. Nesta quinta-feira (4), o estado contabiliza 337 pessoas na fila de espera, 47 a menos que nesta quarta(3). A informação é da subsecretária da Saúde do Estado da Bahia, Tereza Paim.

Em entrevista à TV Bahia, a gestora comentou sobre a dificuldade da pasta em abrir novas vagas de leitos clínicos e de UTI e da contratação de profissionais para dar suporte às vítimas do vírus.

“Quando a gente fala de gestão temos que usar mais a razão do que o coração, e é exatamente nessa caminhada que estamos seguindo, informando ao público que nós também já estamos no limite [da abertura] dos leitos. Todos têm que entender que precisamos de profissionais para esses leitos e equipamentos”, disse.

O Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova, em Salvador, que estava desativado desde outubro de 2020, voltou a funcionar nesta quinta com a sua capacidade de atendimento reduzida. A princípio, vão ser oferecidos 80 leitos, mas o espaço pode operar com até 200.

O governador Rui Costa afirmou nesta semana, durante uma coletiva realizada após uma visita técnica ao espaço, que a reabertura do hospital é uma tentativa da gestão de não deixar o sistema de saúde colapsar.

“A abertura de novos leitos é uma tentativa de evitar um colapso total no nosso sistema de saúde (…)  É preciso que todos tomem consciência ou, daqui a duas semanas, iremos precisar de mais mil leitos. É uma situação impossível porque nós não teríamos nem equipes de profissionais suficientes para uma demanda tão grande”, afirmou.