25 de abril de 2024 - 8:48 AM

Lava-Jato mira fraude em operações de câmbio do Banco Paulista

 Lava-Jato mira fraude em operações de câmbio do Banco Paulista

A Operação Lava-Jato do Paraná deflagrou na manhã desta quinta-feira uma operação para investigar possíveis fraudes em operações de câmbio comercial entre 2008 e 2011. Um banco em São Paulo teria sido contratado pela Petrobras para realizar essas operações.
Não há mandados de prisão sendo cumpridos, apenas de busca e apreensão. A sede da Petrobras é um dos alvos da operação. O esquema, segundo a Polícia Federal, consistiria em sobretaxar as operações acima dos valores de mercado no contrato com a estatal para inflar o lucro do banco. Isso poderia ser ter sido realizado por meio de pagamento de propina para funcionários da Petrobras.
O prejuízo, segundo a operação, pode ter sido de US$ 18 milhões.
Lava-Jato: PGR prorroga força-tarefa da Lava-Jato de Curitiba até janeiro e defende criação de novo modelo
“As investigações visam ainda a comprovar a prática de lavagem de dinheiro porventura praticadas pelos investigados, seja através de movimentação de valores no Brasil e no exterior, mediante o uso de off shores, subfaturamento na aquisição de imóveis e negócios, interposição de pessoas em movimentações de capitais, utilização de contratos fictícios de prestação de serviços firmados entre o banco e empresas dos colaboradores envolvidos, assim como o grau do vínculo associativo mantido por todos”, afirmou a Polícia Federal.
O juiz Luiz Antonio Bonat determinou ainda o bloqueio de ativos dos investigados no Brasil e no exterior, com limite de R$ 97 milhões

[O Globo]