25 de abril de 2024 - 2:52 PM

Hemoba recebe doadores de sangue durante feriado prolongado em Salvador

 Hemoba recebe doadores de sangue durante feriado prolongado em Salvador

Nesta terça-feira (12), feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, a Fundação Hemoba atenderá os voluntários à doação de sangue e cadastro de medula óssea, das 7h30 às 12h30, na sua sede, na Vasco da Gama. O momento é uma oportunidade para abastecer os estoques de sangue que poderão sofrer uma redução significativa com chegada do feriado prolongado.

“Agora que muitas pessoas já estão vacinadas e mais encorajadas a viajar, é possível que deixem de vir doar sangue nesse período. Além disso, há uma previsão de alta movimentação nas estradas, o que pode aumentar as solicitações de hemocomponentes. O sangue é insubstituível e só pode ser obtido através da solidariedade de quem se disponibiliza a nos ajudar”, disse o diretor-geral da Hemoba, Fernando Araújo.

Os demais postos de coleta, na capital e no interior do estado, estarão fechados durante o feriado (12). Já no sábado (9) e na segunda-feira (11), as atividades estão mantidas em horário habitual em todas as unidades de coleta da Hemorrede Pública Estadual. Os endereços e horários de funcionamento estão disponíveis no site da instituição.

Recomendações – Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Quem já se vacinou com a vacina Coronavac pode doar sangue após 48 horas e, no caso da AstraZeneca, Pfizer e Janssen, a doação pode ser feita após sete dias.

Confira os horários de atendimento na capital no feriado prolongado:

Sede da Hemoba, Avenida Vasco da Gama
Sábado (9): das 7h30 às 12h30
Segunda-feira (11): das 7h30 às 18h
Terça-Feira (12): das 7h30 às 12h30

Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping
Sábado (9): das 7h30 às 12h
Segunda-feira (11): das 7h às 18h
Terça-Feira (12): das 7h30 às 12h

Hospital do Subúrbio
Segunda-feira (11): 7h30 ás 16h30
Sábado e terça-feira (09 e 12): Fechado

Hospital Irmã Dulce (OSID)
Sábado a terça-feira (9 a 12/10): Fechado