19 de abril de 2024 - 7:53 AM

Entenda a importância da assessoria no processo de obtenção de crédito imobiliário

 Entenda a importância da assessoria no processo de obtenção de crédito imobiliário

Milhares de pessoas sonham todos os dias com a realização da casa ou apartamento próprio. Por isso, no caso daqueles que estão na iminência de adquirir um novo imóvel, tomar a decisão correta e fazer um bom negócio são fundamentais. E para não cometer erros, muitas famílias procuram aconselhamento profissional, principalmente no processo de busca pelo crédito e home equity.

Por essa questão, a primeira ação do cliente ou família que vai adquirir o imóvel consiste em identificar a assessoria especializada que vai realizar o aconselhamento imobiliário. Nesse caso, é preciso verificar se esses profissionais são habilitados e certificados pelo Banco Central do Brasil para tal ação, conforme determina a instituição.

Outro ponto essencial está na comparação das opções de crédito disponíveis. É comum clientes fecharem negócio após uma única simulação. Especialistas recomendam o contrário, que nesse processo seja discutido com o representante da assessoria a apresentação de novas simulações, para uma análise mais embasada e minuciosa.

Segundo o especialista em modalidades de empréstimo e financiamento imobiliário, e diretor executivo da ACT Assessoria – Assessoria para Crédito Imobiliário, Antonio Carlos Oliveira, esse momento de negociação exige ética, experiência, conhecimento especializado e capacidade de análise do representante, de organizar as simulações e apresentar de maneira concreta e didática aos clientes a melhor opção. “Em situações como essa, vale mostrar opções e oportunidades que o cliente nem sabe que existem. Atualmente temos no mercado novos players que ofertam tanto financiamento imobiliário como home equity, mas só ofertar não é o suficiente. É preciso estudo de cada detalhe das diversas e variadas opções”.

Nesse processo de obtenção do crédito e home equity, pode ser considerado um bom trabalho da assessoria quando o atendimento ocorre de maneira personalizada, com celeridade. Isso ocorre quando a empresa contratada para o serviço é bem relacionada com os players do mercado. O resultado disso, muitas vezes são as flexibilizações de condições após a aprovação do crédito.

“Isso mostra que o cliente precisa se cercar de um representante com conhecimento para definir as melhores opções para cada cliente e situação, principalmente no momento de análise de questões como taxas de juros pré fixadas com atualização da TR, indexador TR, seguros, taxa efetiva, custo efetivo total, sistemas de amortização, e ainda outros indexadores, como IPCA. Ressalto isso pois durante o processo de negociação do novo imóvel, existem variáveis que exigem atenção especial”, finaliza Antonio Oliveira.