19 de abril de 2024 - 10:16 PM

Cai para 33,8 milhões número de pessoas rigorosamente isoladas na pandemia

 Cai para 33,8 milhões número de pessoas rigorosamente isoladas na pandemia

A quantidade de pessoas rigorosamente isoladas para contenção da pandemia de Covid-19 caiu em 1,6 milhão entre a segunda e a terceira semana de setembro, totalizando agora 33,8 milhões. Cerca de 5,1 milhões de pessoas interromperam essas medidas mais rígidas de isolamento nas três primeiras semanas de setembro, de acordo com a edição semanal da PNAD COVID19, divulgada sexta-feira (9) pelo IBGE.
Já o grupo das pessoas que reduziram o contato, mas continuaram saindo ou recebendo visitas aumentou em 2,4 milhões na terceira semana de setembro. Pela primeira vez desde junho, quando esse tema começou a ser levantado pela pesquisa, esse é o maior grupo entre os pesquisados, representando 40,5% da população brasileira. As pessoas que adotaram esse comportamento mais flexível, agora, somam 85,7 milhões.
Antes, o maior grupo entre a população era formado por pessoas que ficaram em casa e só saíam por necessidade básica, que, na semana de 13 a 19 de setembro, representavam 39,9% dos brasileiros. Essa parcela da população era formada por 84,4 milhões de pessoas, indicando estabilidade frente à semana anterior. Outro grupo que permaneceu estável foi o formado por aqueles que não adotaram qualquer medida de restrição, somando 6,5 milhões de pessoas (ou 3,1% da população).
Para a coordenadora da pesquisa, Maria Lucia Vieira, a flexibilização do isolamento social é uma tendência que vem sendo observada desde que o tema passou a ser levantado pela pesquisa. “Toda semana tem cada vez menos pessoas que ficam rigorosamente isoladas dentro de casa e elas passam para uma medida um pouco menos restritiva, que é sair para resolver algumas coisas”, diz a pesquisadora.

6,3 milhões de estudantes não tiveram atividades escolares na semana
Dos 46,3 milhões de estudantes matriculados em escolas ou universidades, 13,7% (ou 6,3 milhões) não tiveram atividades escolares na terceira semana de setembro. O cenário é de estabilidade frente à semana anterior, quando 6,8 milhões relataram não ter atividades no período.
Já os que tiveram atividades somaram 39,5 milhões. Entre eles, cerca de 26,2 milhões (66,3%) tiveram atividades escolares em casa durante cinco dias da semana, enquanto 858 mil só tiveram atividade em um dia.

Fonte: IBGE