28 de março de 2024 - 7:39 AM

Bahia recebe novo lote com mais de 39 mil doses da vacina Pfizer/BioNTech

 Bahia recebe novo lote com mais de 39 mil doses da vacina Pfizer/BioNTech

A Bahia recebeu, nesta terça-feira (18), uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech. O avião com as 39.780 doses pousou no aeroporto de Salvador por volta das 16h15. Com essa nova quantia, no total, a Bahia já recebeu 3.035.800 da Coronavac, 2.849.000 AstraZeneca/Oxford e 135.720 da Pfizer.

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas explicou através das redes sociais que, conforme definido com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne gestores de saúde dos 417 municípios e do estado, as doses da Pfizer serão destinadas à capital (20% do total) e aos 12 municípios da Região Metropolitana de Salvador (80% do total).

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia informou que as Secretarias Municipais de Saúde farão a retirada gradual das vacinas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEADI), em Simões Filho, em virtude do prazo de aplicação de até cinco dias quando refrigerado em temperaturas de 2°C e 8°C.

Fábio Vilas-Boas disse ainda que essa quantia não significará acréscimo na distribuição do total de doses para a capital e para os demais municípios da Região Metropolitana de Salvador. “Os 417 municípios baianos continuarão a receber equitativamente as vacinas, tendo como referência a quantidade de pessoas de cada público-alvo nas localidades”, afirma o secretário.