19 de abril de 2024 - 4:36 PM

Bahia: Bombeiros atualizam situação de incêndios no interior

 Bahia: Bombeiros atualizam situação de incêndios no interior

Barra

Neste domingo (4) os bombeiros especialistas em combate a incêndios florestais conseguiram diminuir ainda mais a linha de fogo, houve também poucos pontos de calor visualizados pelos pilotos, as quais os bombeiros realizaram o rescaldo e monitoramento a pé. É importante salientar que a situação já esteve a esse nível anteriormente, porém, a insistência em atear fogo em pastos, por exemplo, fez com que a situação voltasse a se agravar, os bombeiros seguem também orientando a comunidade sobre o perigo de tal prática e mantendo a vigilância e a operação com as aeronaves atuando no início dos novos focos evitando cenários ainda piores.

Nesta segunda-feira (5) a equipe vai permanecer na mesma área de atuação. De acordo com informações do climatempo, a temperatura devera chegar a 36 °C ao longo do dia e a intensidade dos ventos em torno de 18 km/h.

Barreiras

Neste domingo (4) os bombeiros atuaram com o apoio da aeronave modelo airtractor, do Programa Bahia Sem Fogo. Os militares mapearam a pé e com sobrevôo, o pico da Serra da Bandeira e traçaram, juntamente com o piloto do avião, a área a ser combatida. De acordo com informações do climatempo, a temperatura nesta segunda-feira (5) deverá chegar a 39°C ao longo do dia e a intensidade dos ventos em torno de 30 km/h.

Ibotirama

Neste domingo (4) os bombeiros finalizaram o aceiro no entorno da região atingida pelo fogo, foram encontrados no local alguns pontos quentes e foi feito o resfriamento evitando assim a propagação pra locais ainda não atingidos pelo fogo. Os militares também fizeram o reconhecimento de outra área utilizando um drone. Nesta segunda-feira (5) os militares vão atuar em conjunto com funcionários de algumas propriedades particulares no intuito de controlar o foco que se propaga pela serra.

Xique-Xique

Neste domingo (4) os bombeiros militares iniciaram o combate em Xique-Xique, no incêndio na área das torres de produção de energia eólica com o apoio de duas aeronaves modelo air tractor, que fizeram lançamentos nos pontos mais críticos, policiais militares da Cipe/Semiárido e funcionários da companhia. Os bombeiros finalizaram o combate quando não havia mais riscos para comunidade local, bem como ao parque eólico. Nesta segunda (5) eles irão retornar a área.

Fonte: Corpo de Bombeiros da Bahia