20 de abril de 2024 - 1:36 PM

Após dois anos sem festejos, municípios baianos fazem campanha para impulsionar turismo e comércio no São João

 Após dois anos sem festejos, municípios baianos fazem campanha para impulsionar turismo e comércio no São João

Os dois anos sem as festas juninas geraram prejuízo financeiro para as cidades baianas, ao contabilizar 2020 e 2021, momento de maior restrição com a pandemia de Covid-19. No ano passado, os municípios chegaram a perder até mais de R$ 133 milhões, segundo o Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA). Diante dos números, a volta dos festejos traz alívio aos cofres das prefeituras do estado, pois movimenta R$1,2 bilhão na economia formal e informal, de acordo com o Ministério do Turismo. E para impulsionar a renda gerada, a União dos Municípios da Bahia (UPB) aposta em campanha de divulgação daquela que é considerada a festa mais popular do Nordeste.

Através da exposição de peças gráficas, a exemplo de outdoor, banner e cards no site e nas redes sociais, a campanha, batizada de “Sanju? Partiu Interior!”, exibe as atrações dos festejos juninos na Bahia. A iniciativa da UPB começou em maio e vai durar todo o mês de junho, contemplando as celebrações de Santo Antônio (13 de junho), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29).
“Apoiar os festejos juninos é promover a economia local e fomentar o desenvolvimento regional. Sabemos o quanto as festas deste período são importantes para a nossa região e também o grande impacto negativo das perdas ocasionadas por conta da não realização dos festejos nos últimos dois anos. Foi uma decisão necessária e acertada naquele momento, mas, em 2022, estamos muito felizes com a realização das festas e com excelentes expectativas. Desde o vendedor de lanches até o setor hoteleiro e varejista ganham com a movimentação provocada pela realização das festas”, disse o vice-presidente da UPB e prefeito de Belo Campo, José Henrique Tigre, conhecido como Quinho. O calendário e as atrações das festas são divulgados pelo Instagram da UPB (@upbbahia).