20 de abril de 2024 - 9:55 AM

ACM Neto prioriza Mandetta antes de aliança com Ciro Gomes

 ACM Neto prioriza Mandetta antes de aliança com Ciro Gomes

O presidente nacional do DEM, ACM Neto, quer priorizar o nome do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, antes de defender uma aliança do partido com Ciro Gomes (PDT) na eleição de 2022. Segundo ele, ainda “é cedo para falar” sobre coligações no próximo pleito e, por enquanto, a sigla vai apostar em uma solução caseira (pelo menos no discurso). Mandetta ganhou protagonismo no DEM por defender posicionamentos baseados na ciência no início da pandemia.

“Primeiro, a gente estabeleceu dentro do DEM que o assunto 2022 no campo nacional só será tratado mais abertamente a partir do segundo semestre. Nós temos que respeitar a agenda do país que neste momento é a agenda da pandemia. É a prioridade absoluta do país. Mandetta é um dos nomes que a gente precisa considerar nesse tabuleiro, talvez um dos mais importantes”, ressaltou, em entrevista ao BNews, em Brasília.

Neto, que pretende ser candidato ao Governo da Bahia em 2022, vem mantendo conversas frequentes com Ciro – que precisará de um palanque robusto na Bahia durante a campanha presidencial. As conversas, inclusive, culminaram na aliança com o PDT na eleição em Salvador, vencida pelo prefeito Bruno Reis.

“Eu já disse aqui várias vezes que eu tenho uma excelente relação com o ex-ministro Ciro Gomes, mantenho um diálogo com ele bastante fluído de várias questões do país. Muitas coisas concordamos. Nem tudo, mas muitas coisas concordamos. Agora, não dá para gente especular agora sobre uma aliança nacional, sobre composição de chapa, quem sai na cabeça e quem sai na vice, tudo muito cedo”, avalia.

“Como presidente do partido, eu tenho que ter o cuidado, compreendendo a minha posição, porque qualquer membro do DEM pode falar por si, eu sou o único que não tenho como separar a minha opinião do todo, do coletivo. Então assim, nós não abrimos essa discussão ainda. O nome do Mandetta é um nome que qualquer rodada de discussão política sempre vai ser lembrado pelo que ele representa e pela musculatura que ganhou do ponto de vista nacional, agora isso vai ser tratado na hora certa”, completa Neto.