28 de março de 2024 - 5:56 AM

“A situação não está melhorando”, lamenta Fábio Vilas-Boas sobre 85% de ocupação de UTIs na Bahia

 “A situação não está melhorando”, lamenta Fábio Vilas-Boas sobre 85% de ocupação de UTIs na Bahia

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, lamentou o aumento da ocupação de leitos de UTIs na no Estado. Na Bahia, o índice de ocupações está em 85%. Em Salvador, já chegou na casa dos 83%. Segundo o gestor, a preocupação maior se dá com a proximidade dos festejos juninos.

“As notícias não são boas. A situação não está melhorando. A gente está tendo um aumento no número de casos, sustentado nos últimos dias. Estamos muito preocupados com o que vai acontecer na Bahia agora no São João, que vai pegar a gente com as UTIs cheias”, declarou, em entrevista ao programa “Sete Em Ponto”, da Metrópole FM, nesta quarta-feira (19).

“Por enquanto, estamos conseguindo absorver. Torço para que a gente possa dominuir. Chegamos a ter 500 pacientes esperando por mais de 24h por leitos de UTIs. Esse número caiu e, nos últimos dias, aumentou para 150 pessoas. Isso nos deixa muito preocupados. Se persistir nesse ritmo de elevação, vamos ampliar a taxa de ocupação das UTIs e não vamos conseguir absorver a demanda que vai acontecer, de um jeito ou de outro, no São João”, completou.

Às 12h desta quarta-feira, 123 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 47 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.